"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA





PROJETO DE LEITURA E ESCRITA :



TODOS LENDO E ESCREVENDO



JUSTIVICATIVA:

 De acordo com diagnóstico de escrita realizado aos 23 de março de 2010 ,com os alunos do segundo ao quinto ano foi verificado um grande número de alunos não alfabetizados ou ainda com o processo de alfabetização incompleto. Em virtude desses resultados foi acordado entre professores e grupo gestor o desenvolvimento do projeto TODOS LENDO E ESCREVENDO. E sabido que leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade que vivemos. Instrumentos esses necessários para a compreensão a realização da comunicação do homem na sociedade.


OBJETIVOS


O projeto tem por objetivo que ao final do ano letivo de 2010 todos os alunos do segundo ao quinto ano estejam lendo e escrevendo convencionalmente. Para tanto, é preciso repensar o processo de alfabetização,rever metodologias não abandonando os acertos e conquistas.
Devemos preocuparmos sempre em buscar novos e variados métodos de ensino a
fim de aprimorar conhecimento tanto do aluno quanto do professor.
 É importante ressaltar aqui que a criança possui hipóteses, idéias em relação à maneira
e como se escreve, por isso, a aprendizagem deve ser vista não como um processo
mecânico, por repetição ou memorização, mas sim, como processo de busca,
interatividade, descobrimentos.
Então a escola, a família e a sociedade devem estar voltadas para cada conquista da
Criança , dando estímulo, instigando-a a romper barreiras e aprender mais.


PERÍODO


Trinta e cinco dias letivos que vai do período 5 de abril de 2010 à 31 de maio de 2010


DESENVOLVIMENTO


Visto que  trata de um projeto de alfabetização e letramento, sendo que o segundo ano trata-se justamente de alfabetizar ou completar um processo de alfabetização, não há necessidade que os alunos sejam incluídos em outras turmas pois o trabalho já acontece na sua turma de origem.
 Nos quintos anos não serão encontrados alunos em níveis de alfabetizar,
Mas em níveis de letramento isso também já é característica das salas de quinto ano.
Já os terceiros e quartos anos foram encontrados as maiores dificuldades e as grandes diferenças entre os níveis de escrita , alfabetizado I , alfabetizado II , e III. Por isso fez-se necessário a divisão das turmas, entre esses três níveis, sendo que há ainda crianças em condição de não alfabetizados. A separação das turmas em níveis, da ao professor oportunidade de proporcionar condições para que os alunos avancem mais rápido nos seus níveis de escrita e leitura.


 OBS: AO FINAL DO MÊS DE MAIO TODOS OS ALUNOS VOLTAM A SUA TURMA DE ORIGEM.


“Art. 53 – A criança e o adolescente têm direito à educação,
visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o
exercício da cidadania e qualificação para o trabalho...”


ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE



"Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe: outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade." (S. Tomás de Aquino)


 

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