"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

sábado, 1 de maio de 2010

Pré-silábico I e II


Não faz correspondência entre sons e letras.
Não vislumbra que a escrita a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.
Lêem em desenhos, gravuras fotos ou seja em imagens gráficas.
Associa as imagens á capacidade de expressar aspectos do real.
Quando escreve com letras ou sinais gráficos relaciona o número de letras, com o tamanho ou forma do objeto (realismo nominal)

O aluno no nível pré-silábico precisa:


Realizar a vinculação do oral com o escrito.
Reconhecer que letras desempenham um papel na escrita.
Perceber que uma palavra é sempre escrita da mesma maneira.
Conhecer as letras e seu valor sonoro
Trabalhar com escritas estáveis, nome próprio , lista relacionando a Escrita, a fala (trabalhando com rima e consciência fonológica).
Reconhecer os signos.


Como é realizado o trabalho em sala


Criação de um ambiente de materiais e de atos de leitura e de escrita.
Contato com todas as letras e com qualquer palavra.
Ausência da análise silábica.
Análise de palavras quanto ao número
de letras iniciais ou finais, ordem das letras iniciais ou finais;o Tamanho e a posição da palavra.
memorização global das palavras.distinção entre letra e número,reconhecendo na sua forma a posição arbitrária.
Explorando vários tipos de letras.
Trabalhando com jogos alfabéticos.
nos textos explorar a oralidade e a escrita.
Trabalho com textos de memória, trava- línguas,cantigas de roda, parlendas para análise estrutural e fonológica, ajustando o lido ao escrito.
Observar as imagens e a escrita
Trabalhar os aspectos das letras, palavras e dos textos.;
Oportunizar a observação de atos de leitura e escrita.
Utilizar em sala: livros de histórias, jornais, cartas, rótulos, anúncios, placas, textos com ou sem imagens.
Atividades com o nome próprio(crachás, bingo de letras do nome, palavras , apresentações do mesmo nome e recortes de letras do nome.

Nível silábico


Vinculação da pronúncia à escrita (percebe que a escrita é a Representação da fala, porém pensa que cada letra é uma sílaba oral).
eixo quantitativo ( sem valor sonoro)
Palavras escritas adquirem estabilidade e permanência
eixo qualitativo (com valor sonoro)
Letras devem respeitar uma ordem.
não se pode escrever como se quer, mas de acordo com a pronúncia.
Permite escrever qualquer palavra, mas não assegura a leitura.


O aluno no nível silábico precisa:


Perceber que o que se escreve os outros lêem.
Iniciar vinculação entre o oral e o escrito
Reconhecer as letras e seu valor sonoro.
Como é realizado o trabalho em sala
Contraste entre palavras memorizadas globalmente e a hipótese Silábica: contagem do número de letras.
Reconhecimento do som das letras pela análise da primeira sílaba e sílaba final.
Prosseguir com o estudo de formas e da posição das letras.
Atividades de escritas espontânea. (listas de palavras, ditado mudo, Lista de nomes dos colegas)
Cruzadinhas , (oportunidades para análise estrutural das palavras)
Trabalho com diversos tipos de texto (jornais, revistas, receitas, cartas etc) oportunidade de letramento
Pesquisas de palavras de palavras e frases no texto.


nível silábico-alfabético


Transição entre o nível silábico e o nível alfabético
ora apresenta a escrita de forma silábica ora alfabética


nível silábico-alfabético precisa


Aproximação da relação grafema-fonema
ainda oscila entre grafas as unidades menores que a sílaba;
Confundes-se ainda no que se refere a determinadas letras;
falta consolidar a correspondencia grafafônicas.


Como é realizado o trabalho em sala

Atividades com o nome próprio
Escrita espontânea se palavra e textos
Cruzadinhas
Análise estrutural, consciência fonológica
Contar sílabas e letras


nível alfabético


Percebe que a escrita representa a fala mas não é uma transcrição direta
Começa escrever alfabeticamente algumas sílabas, possuem duas letras , mais tarde que existem sílabas com mais letras.(ex pto-pato, gto-gato , kdra-cadeira)
Escreve alfabéticamente com marcas de oralidade ( patu , tambeim)
Escreve alfabéticamente com omissões de letras (querida ,qrida)
Escreve alfabéticamente com troca de letras de sons semelhantes ( caza, casa veis- vez)
exclui preocupação ortográfica.

O aluno no  nível alfabético precisa


Refletir sobre a ortografia; caça palavra , bingo
Pensar em todas as correspondências necessárias para escrever uma palavra - cruzadinha
Refletir sobre as irregularidades da língua portuguesa- FORCA
Refletir sobre as letras que assumem sons diferentes, em função da disposição que ocupa na palavra- Sílaba lacunada
Perceber o espaçamento entre palavras _close, pintar os espaços no texto/frase.
Reescrever de textos que sabem de có , ou a partir de desenhos, cartas , bilhetes, cartões , notícias, relatos de passeios etc
Contar o número de palavra de cada frase
Montar palavra com alfabeto silábico.
Reescrever  coletivamente um de texto ou fábula etc.




"APRENDER NÃO É PASSAR DE DE UM ESTADO DE IGNORÂNCIA TOTAL SOBRE UM ASSUNTO A UM ESTADO DE CONHECIMENTO INTEGRAL SOBE ELE. APRENDER É PASSAR POR ETAPAS SUCESSIVAS,APRENDER SIGNIFICA REORGANIZAR A MINHA FORMA DE PENSAR SOBRE UM CERTO CAMPO DE CONHECIMENTO, INCORPORANDO NOVOS ELEMENTOS " (Estlher Pillar Grossi)

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