"Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualuqer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste."
Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia
Oiiiiiii amigos que fazem a educação, façam uma visita a esse blog e deixem sua contribuição. Ótima oportunidade de se criar um espaço de pesquisa e discussão na net , vale a pena conferir e só clicar na imagem.
Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Rir como criança Ouvir canto de passarinho Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel...
E muito carinho meu.
(Carlos Drummond de Andrade)
SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI DEIXA UM RECADINHO
JÁ PASSARAM AQUIOBRIGADA PELAS VISITAS
AQUARELA - TOQUINHO
" E O FUTURO É UMA ASTRONAVE
QUE TENTAMOS PILOTAR
NÃO TEM TEMPO,
NEM PIEDADE
NEM TEM HORA
DE CHEGAR
SEM PEDIR
LICENÇA MUDA
NOSSA VIDA
E DEPOIS CONVIDA
A RIR OU CHORAR...
NESSA ESTRADA
NÃO NOS CABE
CONHECER OU VER
O QUE VIRÁ
O FIM DELA NINGUÉM
SABE BEM AO CERTO
ONDE VAI DAR ???
Bastante interessante esta série de documentos, pois permitem destacar que apesar de os alunos(as) terem a mesma idade estão em níveis alfabéticos diferentes. Você pode fazer uma boa e produtiva pesquisa com esse material e um bom referencial teórico.
Vá em frente e claro, se puder copiar mais desse material ao longo do ano escolar, tanto melhor, pois mais possibilidades terá de estar perto da verdade!
Bem que eu gostaria de continuar acompanhando de perto a evolução da escrita desses alunos, pena que já estão em outra escola e com outros professores , mas fico feliz com a semente que já plantei na vida de aprendentes deles.Pois se avaliar os documentos, verá que no ínicio do processo de alfabetização eles se quer conseguiam construir uma frase e no final do ano letivo já se aventuravam a produzir textos, espero que algum deles venha ter as suas habilidades para escrever. Obrigada por comentar a postagem.
2 comentários:
Olá,Djanira!
Bastante interessante esta série de documentos, pois permitem destacar que apesar de os alunos(as) terem a mesma idade estão em níveis alfabéticos diferentes. Você pode fazer uma boa e produtiva pesquisa com esse material e um bom referencial teórico.
Vá em frente e claro, se puder copiar mais desse material ao longo do ano escolar, tanto melhor, pois mais possibilidades terá de estar perto da verdade!
BFS
Abraceijos!
Bem que eu gostaria de continuar acompanhando de perto a evolução da escrita desses alunos, pena que já estão em outra escola e com outros professores , mas fico feliz com a semente que já plantei na vida de aprendentes deles.Pois se avaliar os documentos, verá que no ínicio do processo de alfabetização eles se quer conseguiam construir uma frase e no final do ano letivo já se aventuravam a produzir textos, espero que algum deles venha ter as suas habilidades para escrever.
Obrigada por comentar a postagem.
Abraços
Postar um comentário