"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A EXISTÊNCIA DE DEUS

Vejam só que fantástico raciocínio!!!
O problema parece complexo no ínicio mas a resposta é na verdade tão simples e descomplicada quanto bela verdadeira...

Certo homem desafiou uns jovens com a seguinte pergunta:
– Deus fez tudo que existe?
Um deles respondeu corajosamente:
– Sim, fez!
– Mas, Deus fez mesmo tudo?
– SIM, respondeu novamente o jovem.
O homem deduziu:
– Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando que as nossas acções são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal.
O jovem calou-se diante de tal resposta e o homem, feliz, vangloriava-se de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro jovem levantou a mão e disse:
– Posso fazer-lhe uma pergunta?
– Sem dúvida, respondeu-lhe o homem.
O frio existe?
– Mas que
pergunta é essa? Claro que existe, por acaso nunca sentiste frio?!
O jovem respondeu:
– Na verdade o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objecto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E, já agora, a escuridão, existe? continuou o jovem.
O homem respondeu:
– Mas é claro que sim.
O jovem respondeu:
– Novamente o senhor engana-se, a escuridão não existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com os seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem perguntou ao homem:
– Diga-me, o mal existe?
Ele respondeu:
– Claro que existe. Como disse ao teu amigo, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal.
Então o jovem respondeu:
– O mal não existe, não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus, que é bom. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou o amor, que existem como existe a luz e o calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente no seu coração. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

Um comentário:

Aninha disse...

Amei, adorei, adoro texto assim. usarei com certeza nas aulas de vivências.