"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O QUE É UM GRUPO.





Minhas primeiras considerações aqui serão a respeito do "GRUPO" Segundo Pichon-Riviêre pode-se falar em grupo quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes se reúne em torno de uma tarefa específica. Isso também significa que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendo seus pontos de vista portanto descobrindo que , mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente.
"Que diabo tem esse grupo?"
- Que diabo tem esse grupo que dá tanto medo e ansiedade?
- Que diabo tem esse grupo que o risco de ser eu mesmo me amedronta tanto?
- Que diabo tem esse grupo onde o "não sei" é o inicio o aprender?
- Que diabo tem esse grupo que me deixa desvairada à procura do significado de tudo?
- Que diabo tem esse grupo onde minhas hipóteses "corretas" são desestabilizadas, me fazendo duvidar de tudo?
- Mas que diabo de grupo é esse onde me criticam?
- Que diabo de grupo é esse que me faz sentir às vezes tão incompetente?
- Que diabo de grupo e esse que não me dá colo quando choramingo, na minha indisciplina...
-Mas que diabo de grupo e esse???

Esse, é o diabo do grupo
que pergunta
que duvida
que diz não sei
onde errar é aprender.
que ri , que briga
que teve medo, limites, fraquezas, que tem coragem
que chora, que come e vive junto.
onde muitas vezes construindo sua competência é invadido por
forte sentimento de incompetência.
que corre riscos de conhecer o outro e a si mesmo.
que corre riscos NEGANDO A OMISSÃO autoritária e aprende assumir o que pensa
o que diz, o que faz.
que busca a construção permanente da disciplina intelectual educando a
a imaginação, o sonho, no dia-a-dia, junto com os outros,
a paixão de conhecer, aprender ensinar e educar.
Vida de grupo dá muito trabalho e muito prazer
Porque eu não construo nada sozinho, tropeço a cada instante com os limites do outro e os meus próprios, na construção da vida e do conhecimento, da nossa história.

Madalena Freire-é psicóloga e pesquisadora na área da educação. Autora do livro "A Paixão de conhecer o mundo".


Nenhum comentário: