"Se quisermos modificar algum coisa, é pelas crianças que devemos começar." (Ayrton Senna)

sábado, 2 de outubro de 2010

DIA 15 DE OUTUBRO DIA DO PROFESSOR




Paulo Freire: Verdades da Profissão de Professor

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.




Um comentário:

Manuel Fernandes disse...

Djanira,

Pelo leito desse rio, muita água ainda correrá no rumo do mar. E nós, quais barcos à deriva, na correnteza, não nos podemos deixar levar pela força das corredeiras.

Enquanto a educação for tratada como um apêndice da sociedade: pela falta de respeito que lhe é votada, pela falta de verbas, pela falta de condições de desenvolvimento de um trabalho digo, nossas forças se esgotarão remando contra a maré. Mas não podemos desistir! Temos que ser fortes e persistentes. O nosso dia chegará e então teremos o que comemorar no nosso dia.

Assim mesmo, espero que você e todos aqueles que abraçaram tão nobre profissão sejam imensamente felizes e que o nosso dia possa ser, efetivamente de conquistas, saúde e paz!

Abraceijo